skip to Main Content

Atendimento

Copacabana - CDPA
Centro Dermatológico Professor Azulay

Av. Nossa Senhora de Copacabana, 978/1402
(21) 2522-1598 | 2522-1389

Lagoa - IDERJ
Instituto de Dermatologia e Estética

Av. Alexandre Ferreira, 206
(21) 2537-2611 | 2537-2108

Localização

Acne (Espinha)

O que é Acne?

A acne, conhecida popularmente como espinha e cravo, ocorre devido à obstrução dos folículos pilosos por sebo ou células mortas, o que leva a proliferação de bactérias (P.acnes) no local e posteriormente inflamação. Geralmente, pode ocorrer no rosto, pescoço, peito, costas e ombros.

A acne muitas vezes causa sofrimento emocional, diminuição da autoestima e prejuízo no convívio social. Uma consequência de não se tratar essas lesões é o surgimento de cicatrizes na pele. Quanto mais cedo é iniciado o tratamento, menor é o risco de deixar cicatrizes de acordo com a Dra Marcela Benez.

Tipos de Acne

  • Acne do recém-nascido
    Ocorre devido à passagem de hormônios maternos através da placenta pouco antes do nascimento. Essas lesões geralmente desaparecem espontaneamente.
  • Acne infantil
    Ocorre em bebês entre 3 e 16 meses de idade e geralmente desaparece aos dois anos. Eles podem ter cravos e espinhas que raramente deixam cicatrizes. Esse tipo de acne pode estar relacionado a níveis hormonais mais elevados.
  • Acne vulgar
    É o tipo mais comum e ocorre nos adolescentes e adultos jovens. Geralmente está relacionada às alterações hormonais desta fase.
  • Acne cística ou conglobata
    Ocorre principalmente em homens jovens. É uma forma mais grave de acne que pode ser mais difícil de tratar e, muitas vezes deixa cicatrizes. Caracteriza-se por espinhas, nódulos grandes e doloridos.
  • Acne fulminante
    Ocorre mais frequentemente em adolescentes do sexo masculino. É uma forma grave de acne cística. Caracteriza-se pelo surgimento rápido de um grande número de espinhas nas costas e no peito. Pode estar associada à febre, dores musculares e óssea. Essas espinhas muitas vezes deixam cicatrizes graves.
  • Acne da mulher adulta
    É a acne que persiste na mulher adulta e geralmente não responde bem aos tratamentos convencionais. Localiza-se em maior quantidade na mandíbula e piora durante o período menstrual. Está relacionada a alterações hormonais (ovário micropolicístico) ou apenas uma sensibilidade maior ao hormônio androgênio. Pode estar associada ao aumento dos pelos, obesidade e pré-diabetes.

O que pode piorar a Acne?

  • Alterações hormonais do período da adolescência, a gravidez ou ao uso de contraceptivos orais (à base de progesterona);
  • Certos medicamentos, como: corticoides, vitaminas do complexo B, andrógenos e anabolizantes;
    Alimentos ricos em leites e derivados, carboidratos (pães, biscoitos e batatas fritas), condimentos e amendoim.
  • Estresse
  • Cabelos oleosos, com muito condicionador em contato com a pele;
  • Espremer e traumatizar a pele com as mãos;
  • Uso de cremes e produtos mais oleosos não apropriados para a pele;
  • Exposição intensa ao sol

Como tratar?

É necessário procurar tratamento e acompanhamento regular com dermatologista especializado logo que surgem as primeiras lesões, já que espinhas persistentes ou cistos inflamados geralmente causam cicatrizes inestéticas que são difíceis de tratar. Por isso não se automedique.

Avaliar necessidade de tratamento psicológico nos casos em que há perda da autoestima e dificuldade no convívio social.

Aumentar a ingesta de alimentos ricos em legumes, verduras e medidas que melhoram o trânsito intestinal diminuindo toxinas bacterianas que estimulam a acne. O aumento da ingestão de probióticos ou lactobacílus (yakult, por exemplo) regularizam o intestino e o equilíbrio bacteriano, diminuindo as bactérias causadoras da acne.

O medicamento a ser utilizado vai depender da gravidade, localização, sexo e idade do paciente. Pode ser com sabonetes (com ácido salicílico ou enxofre), cremes tópicos (à base de antibióticos, benzoato de benzila e ácido retinóico) ou orais (antibióticos, isotretinoína, espironolactona e ciproterona).

Compartilhar
Back To Top