skip to Main Content

Atendimento

Copacabana - CDPA
Centro Dermatológico Professor Azulay

Av. Nossa Senhora de Copacabana, 978/1402
(21) 2522-1598 | 2522-1389

Lagoa - IDERJ
Instituto de Dermatologia e Estética

Av. Alexandre Ferreira, 206
(21) 2537-2611 | 2537-2108

Localização

Vitiligo

O Vitiligo é uma doença de pele de causa desconhecida que acomete cerca de 1% da população. Apesar de não causar nenhum prejuízo à saúde física, as alterações estéticas muitas vezes causam distúrbios psicológicos que podem prejudicar o convívio social. Caracteriza-se pela presença de manchas acrômicas (brancas) na pele. As lesões formam-se devido à destruição dos melanócitos (células responsáveis pela cor à pele) pelo próprio organismo. Essas lesões podem ser isoladas ou espalhar-se por todo o corpo, sendo mais comuns na face, genitais, mãos e pés. Embora possua causa ainda desconhecida, vários fatores têm sido associados à doença como hereditariedade, autoimunidade (anticorpos destroem os melanócitos e, pode estar associada a diabetes, doença da tireoide e alopecia areata) e fatores ambientais (estresse, exposição solar intensa e alguns produtos químicos). Além disso, trauma a pele pode gerar lesões no local (fenômeno de Koebner), por isso, é importante evitar traumas, roupas e sapatos apertados.

Como tratar?

Cabine de Fototerapia

O tratamento mais indicado vai depender da quantidade, localização e atividade da doença (surgimento de lesões novas), muitas vezes sendo necessário acompanhamento psicológico. O paciente primeiramente tem que ter paciência porque geralmente os tratamentos são demorados e a melhora é pequena e gradativa. Os tratamentos consistem em aplicações de pomadas à base de corticóides, loções fotossensíveis e fototerapia (PUVA e UVB narrow band). Esta é altamente indicada, pois não só estimula a pigmentação da pele, como também regula a imunidade, sendo realizada em consultório.

Cirurgia de Vitiligo

Nos casos de vitiligo estável (quando não surgem novas lesões e as existentes não aumentam de tamanho), pode se utilizar técnicas cirúrgicas que transferem células de melanócitos obtidos em áreas de pele saudável para a área afetada. Quando a doença afeta mais de 50% do corpo, uma opção pode ser a despigmentação total da pele.

Dra. Marcela Benez realiza todas as modalidades de tratamento do vitiligo (tratamento clínico, fototerapia e cirurgia).

Leia mais: Cirurgia de Vitiligo →

Compartilhar
Back To Top